Jornalista independente
2018. Comecei a desenvolver, em parceria com em parcerias com colegas da área, produtos independentes, colaborativos e autorais de jornalismo de impacto social.
2021. Batizo como “Cordão Projetos Jornalísticos” para unir esses e novos trabalhos que surgirem na minha atuação como jornalista independente e empreendedora.
Projetos
Redação virtual
Grupo com mais de 300 jornalistas de mais de 50 cidades brasileiras unidos pelo desejo de reportagens e projetos autorais de impacto social.
Quando eu expressei pela primeira vez o desejo de criar uma "Redação Virtual", em meados de 2018, foi sem nenhuma pretensão, mas com grande vontade de fazer trocas com outros colegas. Eu tinha deixado um jornal grande e me sentia sozinha como frila. Sei da força que os jornalistas unidos representam, quando trabalhamos em parceria tudo é mais potente!
2020. Eis que surgiu a oficina Jornalista Independente com um propósito maior de manter conectados jornalistas de todos os lugares do país. Hoje, já somos um grupo virtual super ativo, com mensagens diárias sobre a nossa profissão, e um perfil social colaborativo para compartilhar oportunidades, dicas, trabalhos e pautas. Fizemos o segundo semestre de 2021 a Newsletter da RV, a Descentraliza, para ampliar o olhar pelo Brasil e a pauta nacional através dos trabalhos dos jornalistas do nosso time.
Conheça
o projeto
Lição de
casa
Cobertura colaborativa e nacional sobre os impactos da pandemia na educação brasileira em 2020 e 2021.
Fui idealizadora e coordenadora do projeto que conta com 15 profissionais de 10 estados. O grupo se juntou a partir da Redação Virtual, em julho de 2020. Publicamos reportagens especiais a partir da diversidade regional do país, produzimos podcast, newsletter e atualização de como estão as escolas em tempos de pandemia nas redes sociais.
Em março de 2021, lançamos um material especial multimídia – Sem Recreio – sobre crianças e adolescentes que, excluídos do ensino remoto, foram empurrados para o perigoso mundo do trabalho infantil. Durante três meses, a equipe do projeto mergulhou nesta investigação nacional.
Conheça
o projeto
Cajueira
Curadoria do conteúdo inspirador e plural produzido pelo jornalismo independente nos nove estados do Nordeste.
Somos quatro nordestinas fundadoras da Cajueira. Desde novembro de 2020, fazemos uma newsletter quinzenal enviada por e-mail para mais de 1.150 assinantes.
Manifesto Cajueira - A reinvenção do Nordeste
Os estados do Nordeste são quase sempre apresentados na mídia por imagens estereotipadas (...). Nada disso é por acaso, acredite. Insistir em retratar o Nordeste como um grande bloco uniforme, reduzindo-o à seca e à pobreza, ou a imagens exóticas, é uma invenção gestada nas disputas de poder das elites, como bem nos alerta o professor Durval Muniz Albuquerque Júnior [no seu livro A Invenção do Nordeste]. É uma ideia que serve para perpetuar domínios e reduzir a força da diversidade do território. É essa lógica que queremos desconstruir – e REINVENTAR. Cajueira brota na terra das newsletters como uma árvore para mostrar os "frutos suculentos" que nascem no Nordeste.
Assine a
newsletter
Cirandeiras
Podcast sobre mulheres brasileiras corajosas, lutas sociais e pandemia.
Produzido, roteirizado e apresentado por duas jornalistas e uma editora de áudio. Exercitamos a escuta de mulheres brasileiras que modificam vidas, padrões e territórios. A proposta é formar uma ciranda com mulheres que são inspiração e força neste período de crise sanitária e sempre.
O podcast nasceu na pandemia para enfrentar a crise ouvindo cirandeiras potentes, percorrendo o Brasil com vozes e pautas invisibilizadas na nossa sociedade. Fomos selecionadas em editais e em 5 meses fechamos a primeira temporada com 20 episódios, quase 10 horas de conteúdo. Narrativas jornalísticas que partem de histórias individuais para atingir uma causa coletiva e comunidades inteiras. Roteiros que emocionam, informam e conectam. Um verdadeiro documentário em áudio reconhecido no prêmio Vladimir Herzog 2020.
Escute
agora
Campanha
LIBERTAS
Por mais mulheres na política, uma cobertura feminsta e independente das eleições em Minas Gerais.
Projeto jornalístico com foco nas 700 candidatas mineiras para cargos estaduais e nacionais, a Campanha Libertas ocorreu em 2018, financiada por leitores, através de vaquinha online. Participei da coordenação geral por três meses e produzi matérias. Formamos um coletivo de mulheres jornalistas em Belo Horizonte para realizar essa cobertura com mais de 40 reportagens, monitoramentos, áudios, vídeos e roda de conversa. Em eleição histórica, Minas elegeu 40% a mais de candidatas que na última disputa.